Fusão de Mitsubishi e Foxconn para ônibus elétricos sofre revés
Regulador barra rito rápido e decisão sobre negócio global entre Mitsubishi e Foxconn deve demorar

Se a Mitsubishi Fuso e a Foxconn achavam que iam conseguir acelerar a criação de sua joint venture de ônibus elétricos no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o tiro saiu pela culatra. Um dia após as gigantes protocolarem uma petição de urgência para fechar o negócio global imediatamente, o conselheiro-relator Carlos Jacques Vieira Gomes resolveu puxar o freio de mão.
Já leu todas as notas da coluna hoje? Clique aqui.
Em despacho assinado nesta semana, o relator tirou o caso da fusão entre Mitsubishi e Foxconn do rito sumário, a via rápida do órgão, e mandou o processo direto para o rito ordinário. A investigação agora será mais profunda, e a decisão final deve demorar mais para sair.
O imbróglio começou quando o Tribunal do Cade resolveu usar o caso para discutir uma regra maior. A área técnica do órgão já havia liberado o negócio porque o faturamento da montadora japonesa no Brasil não chega a R$ 75 milhões, o piso que exige o aval do xerife do mercado.
Mas a conselheira Camila Cabral avisou que o faturamento formal não basta para medir o impacto de gigantes da tecnologia no país, e o plenário barrou o arquivamento por unanimidade.
Receba no WhatsApp tudo da coluna. Se inscreva.
As empresas reclamaram, dizendo que viraram reféns de uma “discussão institucional” do Cade. Não adiantou. Com a nova canetada do relator, os planos de vender os novos ônibus por aqui em até cinco anos ganharam uma longa vaga na sala de espera.