Globo de Ouro ‘fura a bolha’ ao sair do nicho e é ‘vitrine’ para cinema brasileiro
Para Lucas Lanna Resende, jornalista especializado em cultura, os prêmios para 'O agente secreto' consolidam bom momento do Brasil nas grandes disputas internacionais

O jornalista Lucas Lanna Rezende, repórter de cultura no jornal Estado de Minas, destacou que o Globo de Ouro tem um peso especial justamente por não ser uma premiação restrita a círculos especializados.
Segundo ele, diferentemente de festivais como Cannes ou Veneza, o prêmio “fura a bolha” e leva o cinema brasileiro a um público muito mais amplo, espalhado pelo mundo. Por ser acompanhado por milhões de pessoas e decidido por jornalistas de diversos países, o Globo de Ouro funciona como uma vitrine global.
Para Lucas, esse alcance faz toda a diferença para produções brasileira, pois o reconhecimento não fica restrito ao circuito cinéfilo, mas amplia o interesse do público, da imprensa e da própria indústria internacional.
“Tem mais gente do mundo acompanhando o que está sendo feito aqui”, afirmou em entrevista ao Matinal desta segunda-feira (12).
Ele também lembrou que esse tipo de premiação reforça a importância de campanhas de divulgação estruturadas, capazes de colocar os filmes brasileiros no radar de críticos, eleitores e distribuidores internacionais. Trata-se, segundo ele, de um esforço caro e complexo, mas fundamental para que obras nacionais consigam competir em igualdade com grandes produções estrangeiras.
Neste domingo, o cinema brasileiro viveu mais um momento histórico: “O agente secreto” venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, e Wagner Moura levou o prêmio de Melhor Ator em filme de drama, consolidando a produção como um dos grandes destaques da noite e reforçando o atual bom momento do Brasil nas principais premiações internacionais.
Leia trecho da entrevista de Lucas Lanna Resende no Matinal desta segunda-feira (12):
Qual é a importância do Globo de Ouro em si, sem necessariamente falar se ele antecipa ou não o Oscar?
O Globo de Ouro é uma vitrine muito grande. Ele, assim como o Oscar, sai do nicho. O cinema brasileiro vai muito bem em festivais como Cannes e Veneza, que são até mais importantes artisticamente, mas ainda são festivais de nicho. O Globo de Ouro vai além, ele fura a bolha. Tem mais gente do mundo acompanhando o que está sendo feito aqui, e isso é muito positivo.
Por que é tão importante investir na divulgação de filmes como “O agente secreto” e “Ainda estou aqui”?
Porque esses prêmios são, no fim das contas, dos Estados Unidos para o público deles. É fundamental colocar o filme rodando lá, fazer a imprensa falar sobre ele, para que críticos, produtores e atores conheçam a obra. É uma campanha cara, envolve muita grana, e por isso muitos filmes excelentes acabam não conseguindo essa visibilidade internacional.
Você vê uma mudança recente no padrão das produções nacionais e na forma como elas chegam às grandes premiações?
Sem dúvida. Hoje temos uma geração mais consolidada do cinema nacional, com uma indústria mais madura. Os profissionais já sabem como operar nesse mercado e estruturar campanhas. Isso ajuda muito nesse movimento internacional.
E olhando para o Oscar, o que dá para sonhar para “O agente secreto” e para o Wagner Moura?
Eu estou bastante otimista. O Globo de Ouro é um termômetro claro, embora não seja uma regra. Vejo chances muito grandes para “O agente secreto” como filme internacional. Para o Wagner Moura, fico na torcida, talvez com um pouco mais de cautela, mas torcendo muito.
Sobre o restante da premiação, houve surpresas?
No geral, não. Foi uma premiação bem previsível. Paul Thomas Anderson teve um grande destaque, assim como outros filmes que já estrearam ou vão estrear no Brasil. Se tivesse um bolão, muita gente teria acertado quase tudo.
Assista à entrevista com Lucas Lanna Resende no Matinal desta segunda-feira (12):